quinta-feira, 27 de agosto de 2009

27 de Agosto: Dia do Corretor de Imóveis

A profissão surgiu no século XX, mas em 1821 os anúncios de jornais comprovam a comercialização de imóveis, junto com a introdução da imprensa no país. O Sentinela e O Tamoio, no Rio de Janeiro, foram os primeiros jornais publicados no Brasil, e neles já havia os anúncios de imóveis.

O jornal Diário do Rio de Janeiro, o periódico mais antigo nos arquivos da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, publicado no dia 2 de junho de 1821, já continha um anúncio imobiliário. Na edição seguinte (4/6/1821) constata-se a presença de um intermediário, Venâncio José Lisboa, que havia recebido “poderes” do dono do imóvel para vendê-lo.

No início do século XX surge a pequena burguesia brasileira, ligada ao funcionalismo público e às atividades especulativas financeiras e, com ela, o desenvolvimento das cidades, que torna constante a comercialização de imóveis, por intermédio dos anúncios em jornal, passando a existir como forma de vida, como profissão. O Corretor de Imóveis nessa época era conhecido como agente imobiliário. Como não existiam cursos de formação relativos à área, a prática acabou formando os primeiros profissionais, que passaram a viver exclusivamente da intermediação imobiliária.

Hoje, a participação do corretor de imóveis é fundamental na averiguação dos aspectos legais envolvidos na transação, como a aprovação da planta pela Prefeitura, a inexistência de planos de desapropriação, a regularização do titular do imóvel, etc. A parte contratual também exige grande atenção: é importante certificar-se sobre a qualificação completa do proprietário, a descrição detalhada do imóvel e a declaração da inexistência de débitos, entre outros.
São eles, grandes responsáveis pela organização das cidades e sociedades e, a todos desejamos os parabéns!

Fonte: Revista Vericia

Nenhum comentário: