segunda-feira, 4 de maio de 2009

Custo unitário de casas de programa habitacional é o dobro do valor aceitável

SÃO PAULO - O custo unitário de R$ 35 mil para a construção das moradias do programa de habitação do governo federal Minha Casa, Minha Vida tem sido considerado elevado por alguns senadores.
Na última terça-feira (28), durante debate ocorrido na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), o senador Osmar Dias (PDT-PR) demonstrou preocupação com o tema e disse que, com tal valor, daria para construir o dobro de casas.
"A previsão do governo é muito boa para empreiteiros, mas dá para fazer casas com metade desse valor. Eu tenho direito de alertar para que esse valor seja recalculado, senão vamos fazer a festa de muitas empreiteiras", disse, conforme publicado pela Agência Senado.
No mesmo sentido, o senador Marcello Crivella (PR-RJ) acrescentou que o valor aceitável para habitações populares é de até R$ 500 o metro quadrado, não R$ 1 mil, como previsto no programa do governo.
Minha Casa, Minha Vida
Até a última quinta-feira (23), a Caixa Econômica Federal já teria recebido cerca de 221 projetos de obras para o programa. O número, segundo a presidente da instituição, Maria Fernanda Coelho, garantiria a construção de cerca de 43 mil moradias.
As propostas seriam uma parceria entre construtoras, estados e municípios e a previsão da presidente da CEF é de que as primeiras casas sejam entregues entre oito e 12 meses.
O outro lado
Em evento realizado na terça-feira (28), o presidente do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), João Crestana, afirmou que as construtoras poderão contar com ajuda das prefeituras no programa Minha Casa, Minha Vida e, por isso, o alto custo poderá ser amenizado.
Isso sem contar na doação de terrenos, tributos e outras formas de ajuda por parte da administração municipal.
Fonte: Infomoney - por Gladys Ferraz Magalhães - 29/04/2009

Nenhum comentário: