SÃO PAULO, 12 de junho de 2009 - A 39ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil apontou um aumento de 10% no otimismo das empresas em maio com relação à pesquisa anterior de fevereiro. O estudo, realizado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e FGV Projetos com o apoio da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), entrevistou 241 empresários da construção em todo o Brasil.
A sondagem atribui essa melhora a um conjunto de fatores, principalmente a série de medidas governamentais favoráveis ao setor, como o "Minha Casa, Minha Vida" e a redução do IPI de alguns materiais de construção. No estado de São Paulo, o pessimismo chegou a abaixar 12% em comparação à sondagem anterior. No entanto, mesmo com esse aumento, o indicador de desempenho atual das empresas da construção ainda está abaixo de 50, considerado desfavorável.
A melhora mais expressiva em todos os tópicos da sondagem foi registrada no item perspectivas de desempenho, que evoluiu 28%. As dificuldades econômicas, entretanto, diminuíram 4% em relação à ultima sondagem, mostrando mais uma vez a expectativa dos empresários na aceleração da atividade econômica nos próximos meses (PINIweb).
Fonte: gazetamercantil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário