Terrenos
Quem compra um terreno está de olho em uma das duas coisas: na construção de uma casa ou na valorização da propriedade. Claro que uma coisa não exclui a outra. Existem investidores especializados apenas na especulação de terrenos. Comprar barato e vender caro é o tipo de negócio que eles realizam. E essa tarefa exige enorme dedicação com estudos e pesquisas de mercado, e anos de paciência.
Terrenos para construir
Se você está pensando em comprar um terreno para construir sua casa, não há muito espaço para especulação. Poderá haver valorização da propriedade em alguns (e isso deve ser levado em conta na hora de comprar o imóvel), mas o principal é analisar como é a situação atual do bairro onde se localiza o terreno. Se você não tem tempo e nem dinheiro para prever ganhos futuros, o importante é construir logo a sua casa.
Não se esqueça que terreno parado é dinheiro perdido (desconsiderando o potencial de valorização). Dificilmente é possível alugar o terreno, e existe o custo de oportunidade do capital. O dinheiro investido no imóvel poderia estar rendendo bem mais numa outra aplicação financeira. Nesse caso, vale mais concretizar a compra quando houver dinheiro para construir a sua casa. Com esse mesmo raciocínio, os maiores potenciais de valorização não estão nos bairros nobres e já consolidados, justamente onde você quer construir.
Terrenos para ganhar dinheiro
Como já foi dito, as maiores oportunidades do mercado estão fora dos locais nobres da cidade. É exatamente na periferia da cidade que estão os terrenos com maior potencial de valorização. E para entrar nesse tipo de negócio será preciso bastante paciência e sangue frio. Como aplicar na Bolsa, é preciso ter apetite pelo risco. E apesar de parecer o contrário, risco é o que não falta nessa atividade.
O maior deles é a invasão. Ter o seu terreno ocupado é um problema bastante sério enfrentado por proprietários de grandes lotes nas cidades brasileiras. A menos que você seja "muito bem relacionado" na região, será complicado remover as famílias da sua propriedade depois de instaladas.
Por outro lado, as chances de se ter ganhos com a valorização do terreno são altas. Com a melhoria dos transportes, tornando a região mais acessível e interligada com o centro, obras públicas que melhoram a qualidade de vida no local, e a construção de boas casas no entorno, há grande chance de valorização da sua propriedade.
Paralelamente ao processo de valorização, também é possível ter alguma fonte de renda com o terreno. Já reparou na enorme quantidade de estacionamentos em terrenos espalhados pelo país. Obviamente os aluguéis mais altos estão nas regiões nobres, carentes em vagas de estacionamento. Mas também é possível ganhar dinheiro com o aluguel para depósito de construtoras e ainda com antenas de operadoras de telefonia celular, por exemplo.
Poder público
Operar no mercado imobiliário exige que o investidor conheça bem toda a legislação do município. Essa tarefa implica em acompanhar todos os projetos em trâmite na Câmara dos Vereadores, com destaque para o Plano Diretor. É ele que definirá o rumo do espaço dentro da cidade. No Plano Diretor do município estão estabelecidas as regras para cada bairro da cidade e o tipo de construção que será feita em cada um deles.
Não se pode esquecer dos projetos de obras públicas, que têm um poder fantástico em valorizar imóveis. Uma avenida nova, larga e arborizada, pode aumentar infinitamente o preço de um terreno que se localiza no seu entorno. Também pode ocorrer o efeito oposto. A construção de um "elevado" tem um efeito devastador no local, expulsando a população de renda mais elevada e atraindo famílias de baixa renda.
Fonte: InfoMoney
Nenhum comentário:
Postar um comentário