segunda-feira, 30 de março de 2009

Aprenda a ouvir o cliente


Tanto na vida pessoal quanto profissional, quem não ouve com atenção se complica. Em vendas, as conseqüências são bastante danosas, pois sem ouvir o cliente nunca se saberá quais são suas reais necessidades. E sem o diagnóstico do problema, por melhor que seja o produto, no momento da sua apresentação, o cliente irá colocar inúmeras objeções. O palestrante Antonio Braga dá as dicas:

1. Preste bastante atenção e ouça tudo que o cliente diz, mantendo um contato visual e confortável, evitando ficar encarado nos olhos dele.

2. Nunca interrompa o cliente no meio de uma frase. Também não complete o seu pensamento nem mude de assunto repentinamente.

3. É importante repetir algumas frases ditas pelo cliente, de modo a confirmar que realmente está atento e o que ele tem a dizer é importante.

4. Uma falha enorme de muita gente são anotações em excesso enquanto o cliente fala.

5. Não fale demais, evitando ser prolixo e enfadonho nos argumentos e expressões dos pensamentos.

Fonte: vendamais.com.br - 30/05/2007

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