sábado, 7 de março de 2009

Compra da casa própria - dicas importantes

Comprar o imóvel é o sonho de vida de muitas pessoas, que trabalham e economizam em função disto. Na hora de comprar a tão sonhada casa própria, é preciso tomar alguns cuidados e agir com cautela, pra não transformar o sonho em pesadelo. Confira dicas de especialistas para que você não caia em uma fria e faça uma compra tão importante de maneira errada.

Compras pela Internet – Nesta modalidade o primeiro passo é verificar a origem do vendedor (endereços, referências, etc). Não pague adiantado. Se você não puder estar no local da venda, nomeie um procurador para fazer isto por você. Se não houver ninguém de sua confiança, procure um corretor estabelecido.

Imóveis sem documentos – Se realmente acreditar que o negócio vale a pena, exija que o vendedor legalize o imóvel antes de comprar. Não adiante nenhum valor para isso. Lembre-se sempre de que comprar imóvel sem documentação legal não garante o direito de posse e pode se tornar uma grande dor de cabeça no futuro.

Comprar imóvel de segundo dono – Casos em que a pessoa compra um imóvel, não passa em seu nome e o coloca a venda novamente. É necessário verificar que documentos ele possui que garantam poder vender o imóvel. Lembrar que procurações perdem a validade com a morte do outorgante (pessoa que dá direitos a alguém). Também verificar no Cartório de Títulos se a procuração não foi cancelada. Não confiar em aparência e conversas. A recomendação é realizar o pagamento somente mediante a emissão da escritura.

Na planta – Pense muito antes de decidir por um construtor que irá comandar a execução de sua casa. Verifique se o profissional é experiente, já construiu outros imóveis, visite outras obras e converse com os donos. Evite adiantar dinheiro.

Avalie o local – Veja algumas dicas do Procon-SP para escolher bem o apartamento ou casa que pretende comprar:

- Infiltrações: Dê uma boa olhada nas paredes e nos tetos à procura de umidade, mofo, infiltrações e rachaduras.
- Rachaduras: As rachaduras de alto a baixo de uma parede costumam ser mais comuns em casas. Muitas vezes são trincas causadas por acomodação do solo. Seja qual for o caso, se perceber que não é uma abertura no reboco da parede e duvidar da segurança do lugar, chame uma avaliadora especializada, se o custo compensar.
- Reformas de condomínio: No caso de apartamentos em prédios mais antigos, as chances de aparecerem gastos de reformas são maiores. Isto implica em gastos extras que, no entanto, valorizam o imóvel. Dica: antes de fechar negócio, converse com o síndico ou administradora par analisar a situação financeira do condomínio. Prédios mal administrados podem ter furos de caixa ou valores de condomínio muito altos.
- Verifique pisos e azulejos: Observe também o estado de conservação de assoalhos, pisos e azulejos da cozinha e dos banheiros. Verifique tacos, parquetes, tábuas ou lajotas soltas.
- Torneiras e descargas: Abra as torneiras para verificar se sai água com pressão e em quantidade suficiente – do contrário, pode significar problema de vazamento ou entupimento dos canos. Faça o mesmo com a válvula de descarga do vaso sanitário.
- Rede elétrica: Teste na medida do possível a rede elétrica. Acenda as luzes dos cômodos e teste as tomadas. Não esqueça de dar uma olhada na caixa de luz par a verificar se há bom número de disjuntores. Além de mais modernos e seguros são um indício de que a rede deve ser bem feita.
Também é recomendado que, caso tenha gostado do imóvel mas esteja com alguma dúvida, você chame um profissional para visitá-lo cm você. Se uma empresa ou profissional avaliar o imóvel, você poderá argumentar e pedir descontos com mais facilidade.

Documentação

- Solicite ao vendedor, cópia da matrícula do imóvel, para apurar quem é o proprietário e se existe algum gravame (penhora ou hipoteca) que onere o bem.
- Obtenha certidão dos distribuidores cíveis, execuções fiscais e federais em nome do proprietário do imóvel, se for casado, solicite também a do cônjuge. A intenção é apurar eventual ação judicial que comprometa o bem que se pretende adquirir.
- Peça para o proprietário do imóvel a certidão negativa de débito emitida pela municipalidade, que comprove os pagamentos de IPTU.
- Se o imóvel for em condomínio, solicite os comprovantes de pagamento das despesas condominiais ordinárias e extraordinárias.
- Solicite ainda, cópia da planta do imóvel, para confrontar as medidas do terreno e da construção, com as descritas no IPTU, apurando eventuais irregularidades.

Fonte: Correio 24 horas

Nenhum comentário: